BIOMAS

Com a popularização do ecoturismo e dos esportes praticados em ambientes naturais, o aumento crescente de pessoas que visitam esses locais impõe a necessidade de adotarmos atitudes e práticas que minimizem os impactos causados por essas atividades. Assim, será possível compatibilizar as atividades de conservação da natureza e ecoturismo, respeitando-se tanto os ecossistemas como a diversidade de expectativas e a qualidade da experiência dos visitantes.

Em muitos países, existem programas bem sucedidos para educação do visitante de ambientes naturais, traduzidos em códigos de conduta que estabelecem a ética e apresentam as técnicas de mínimo impacto. O Programa Pega Leve! foi desenvolvido para proporcionar um conjunto de princípios e práticas sobre mínimo impacto para atividades recreativas em ambientes naturais, adequado à realidade brasileira. Os textos descrevem como praticar mínimo impacto em diferentes atividades e ambientes, seja em um curto passeio dentro de um pacote ecoturístico ou em uma caminhada de vários dias organizado por um grupo de excursionistas.

Os textos da Série Biomas descrevem como as técnicas e práticas de mínimo impacto podem ser aplicadas genericamente ao ecoturismo e à aventura nos principais ecossistemas brasileiros como serras e chapadas, cerrado e pantanal, zonas costeiras. e nas florestas tropicais. Fatores como tipo de solo, vegetação, fauna, terreno e quantidade e tipo de atividade foram considerados para que cada texto contivesse as diretrizes sobre quais práticas e técnicas são adequadas e recomendadas para cada ambiente.

Realização:

Centro Excursionista Universitário 

WWF.jpg

Apoio:

CEULogo.png
  • Facebook
  • Instagram
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now