ÉTICA E PRÁTICA

Pega Leve! é mais que uma campanha para garantir o bom uso das trilhas e acampamentos limpos. É um programa voltado à convivência responsável com o ambiente natural, dedicado a construir a conscientização, apreciação e, além de tudo, o respeito por nossas áreas naturais. Uma ética, que orienta a conduta adequada do cidadão consciente da importância da conservação da biodiversidade no Brasil.

A necessidade de se difundir a ética a as práticas de mínimo impacto vem de encontro ao aumento crescente de visitantes ao ambiente natural e à necessidade de se adotar práticas que minimizem os impactos causados por essa atividade. Assim, será possível compatibilizar as atividades de conservação e ecoturismo respeitando-se tanto os ecossistemas como a diversidade de expectativas e a qualidade da experiência dos visitantes.

Entre os benefícios diretos que você pode proporcionar com essa nova atitude estão a contribuição à sustentabilidade dos destinos ecoturísticos, a possibilidade de diversificação de atividades pela minimização dos impactos inerentes, a promoção da educação ambiental e o desenvolvimento de uma consciência de conservação e respeito ao meio ambiente.

A Campanha de Mínimo Impacto para Visitação em Áreas Naturais, organizada pelo CEU - Centro Excursionista Universitário, está entrando em nova fase buscando atingir o público que pratica e que trabalha com atividades ao ar livre relacionadas com a visitação em áreas naturais e com ecoturismo. Nessa tarefa, contamos com o apoio do WWF-Brasil (Fundo Mundial para a Natureza).

O QUE FAZER

Pega Leve! um conjunto de princípios e práticas para o mínimo impacto

Pega Leve! apresenta um conjunto de princípios e práticas para o mínimo impacto, adequado à realidade brasileira, na busca de uma mudança de atitude positiva em relação ao uso público em áreas naturais e em unidades de conservação, como os Parques Nacionais. Os oito princípios são a base da ética de se desfrutar da natureza sem agredi-la.

Os técnicos envolvidos nessa campanha realizaram um levantamento abrangente sobre códigos de conduta para atividades em ambientes naturais, bastante conhecidos nos países onde há intensa atividade ecoturística e onde se pratica intensamente o excursionismo, em modalidades como o trekking, a escalada, a exploração de cavernas e outras atividades de lazer ao ar livre. Esses códigos têm apresentado bons resultados no esforço de sensibilização dos ecoturistas para a conservação dos ambientes naturais e do patrimônio cultural.

As principais referências utilizadas foram as publicações da norte-americana Leave no Trace, o material do New Zealand Mountain Safety Council, o folheto "Conduta Consciente em Ambientes Naturais", organizado e editado pelo Departamento de Áreas Protegidas da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, em parceria com o CEU, em cuja estrutura baseia-se o Pega Leve!, além do folheto "Excursionismo Consciente" organizado pelo geógrafo e excursionista Roney Perez dos Santos e distribuído pelo CEU em 1989.

Realização:

Centro Excursionista Universitário 

WWF.jpg

Apoio:

CEULogo.png
  • Facebook
  • Instagram
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now