SEJA CORTÊS COM OUTROS VISITANTES E COM A POPULAÇÃO LOCAL - CORRIDA DE AVENTURA

Um componente muito importante da prática do mínimo impacto em ambientes naturais é a cordialidade entre visitantes e o respeito aos hábitos e costumes da população que vive e trabalha no local visitado ou nas vizinhanças.

Os organizadores de competições devem informar com antecedência toda a comunidade dos locais por onde passará a competição sobre o evento e suas características, esclarecendo os impactos positivos e negativos que uma corrida de aventura pode trazer a eles.

Ao encontrar os moradores da área, trate-os com cortesia e respeito. Comporte-se como um visitante em casa alheia.

Embora o ambiente de uma corrida de aventura não seja a melhor oportunidade para a interação com a população local, isso não justifica o comportamento descuidado dos competidores em relação às pessoas da região.

Se você precisa obter informações sobre o caminho a seguir, pare e esclareça que está participando da corrida de aventura que foi previamente divulgada na região. Desse modo, as pessoas serão muito mais receptivas e deverão ficar mais propensas à colaboração. Atitudes gentis e calma, apesar de sua corrida ser contra o tempo, representam um importante e necessário sinal de respeito.

Não acorde os moradores à noite para obter informações, respeite seu modo de vida.

Peça permissão para passagem e para acampar.

Se você estiver atravessando propriedades particulares, procure sempre pedir permissão para passagem ou acampamento. Lembre-se também de manter as porteiras e cancelas como as encontrou. Quem deve resolver se as porteiras ou cancelas ficam abertas ou fechadas é o responsável pela área.

Preserve as estruturas do local.

Sempre que houver estruturas de apoio à corrida, como áreas de transição e seus equipamentos, áreas de acampamento, trilhas estruturadas, sistema de sinalização, banheiros, lembre-se que você também é responsável pela conservação dessa infra-estrutura, assim como pelo patrimônio natural.

Colabore para a divulgação do Pega Leve! sempre que tiver oportunidade.

Compartilhe com seus amigos os princípios de mínimo impacto em ambientes naturais. Discutir essas questões em grupo pode ser uma iniciativa muito esclarecedora, porque a conduta consciente só acontece quando reconhecemos e adotamos os argumentos apresentados, o que pode levar a uma mudança positiva de comportamento e atitudes que ajudam a preservar nosso patrimônio natural.

Você pode ajudar, facilitando o acesso à essa informação e divulgando a ética e as práticas de mínimo impacto.

Realização:

Centro Excursionista Universitário 

WWF.jpg

Apoio:

CEULogo.png
  • Facebook
  • Instagram
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now