RESPEITE OS ANIMAIS E AS PLANAS - CAVERNAS

As cavernas são ecossistemas onde os processos naturais são muito mais lentos e sensíveis que no exterior. Nesse ambiente subterrâneo, privado de luz e onde a temperatura e a umidade relativa do ar quase não se alteram, as modificações introduzidas pelo homem podem acarretar efeitos desastrosos. Não deixe restos de comida para não provocar um desequilíbrio neste ecossistema pela súbita oferta de alimentos, que pode causar a proliferação de algumas espécies, em prejuízo de outras.

A vida na caverna é, em geral, tanto mais escassa e rara quanto mais distante da luz e da água. Assim, o cuidado com esse ambiente deve aumentar quanto mais você se afasta da entrada.

Não mate nenhum animal, por mais insignificante ou ameaçador que pareça. Ele faz parte do equilíbrio deste ecossistema. Evite tocar os animais, o stress pode desorientá-lo, causar uma reação de ataque e até levar a morte. Alguns tipos de artrópodes como insetos, aranhas, escorpiões e lacraias, podem picar e inocular veneno. Serpentes são eventualmente encontradas nas proximidades das bocas das cavernas, muito raramente nas partes mais profundas. Sempre que encontrar um animal potencialmente perigoso evite aproximar-se, passando a uma distância segura.

Embora haja poucos relatos confiáveis de mamíferos de maior porte utilizando cavernas como toca, tome cuidado para não se aproximar de qualquer animal. Seu instinto de proteção pode desencadear um ataque feroz, mesmo de animais pequenos. Nunca ponha as mãos, nem se aproxime, de filhotes e de ovos.


A vegetação em cavernas restringe-se a sua boca e locais onde haja quantidade suficiente de luz. Essa vegetação está extremamente adaptada a esses locais, onde a disponibilidade de luz, água e nutrientes é bem diferente da mata ao redor. Em alguns casos, as espécies vegetais que encontramos na entrada das cavernas são bastante raras. Evite qualquer agressão a essa vegetação. Resista à tentação de levar uma muda ou uma flor para casa. Provavelmente ela não sobreviverá fora do local onde você a encontrou. Flores têm o seu papel na reprodução das plantas e em muitos casos são importantes na alimentação de insetos, como as abelhas e outros animais.

Realização:

Centro Excursionista Universitário 

WWF.jpg

Apoio:

CEULogo.png
  • Facebook
  • Instagram
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now