EVITE FAZER FOGUEIRAS - ESCALADA EM ROCHA

Fogueiras matam o solo, enfeiam os locais de acampamento e representam uma grande causa de incêndios florestais.

O fogo causa um processo de endurecimento no solo além de matar todos os micro-organismos que são fundamentais para o desenvolvimento da vegetação. Dependendo do ambiente, a cicatriz permanece por um longo tempo. Os carvões também persistem por muito tempo, contribuindo para que o local tenha uma aparência desgastada e feia.

A madeira, as folhas secas e a palha possuem um importante papel na reposição natural de nutrientes no solo, assim como na manutenção da umidade essencial para a sobrevivência de muitos animais e plantas. Queimar todo este material afeta o desenvolvimento natural da área, impacto percebido somente a longo prazo.

Para cozinhar, utilize um fogareiro próprio para acampamento. Os fogareiros modernos são leves e fáceis de usar. Cozinhar com um fogareiro é muito mais rápido e prático do que acender uma fogueira.

Os modernos fogareiros que utilizam gás ou combustível líquido pesam apenas alguns gramas a mais na sua mochila e são capazes de funcionar sob chuva forte e vento, sem produzir fumaça ou aquelas horríveis panelas enegrecidas pela fuligem. Naturalmente, você também não gastará horas procurando lenha necessária para preparar uma refeição e poderá evitar os impactos decorrentes dessa coleta e de sua queima.

Para iluminar, utilize um lampião ou uma lanterna em lugar de uma fogueira. A quantidade de lenha necessária para manter uma fogueira acesa apenas para iluminar seu acampamento é muito grande e não se justifica. O planejamento cuidadoso e o equipamento adequado também tornam desnecessário acender uma fogueira para aquecimento.

Realização:

Centro Excursionista Universitário 

WWF.jpg

Apoio:

CEULogo.png
  • Facebook
  • Instagram
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now