EVITE FAZER FOGUEIRAS - CERRADO E PANTANAL

Fogueiras matam o solo, enfeiam os locais de acampamento e representam uma grande causa de incêndios florestais. 
 

Um pequeno descuido pode ser a causa de um grande incêndio, principalmente na época da estiagem, quando a vegetação dos Cerrados torna-se bastante ressecada.

Não há dúvidas de que incêndios devidos a descargas elétricas ou a outros fenômenos naturais sempre ocorreram nesse bioma e que sua vegetação evidencia adaptações para resistir ao fogo, o que só pode ter sido adquirido ao longo de muitos milênios de evolução. Os incêndios esporádicos foram, entretanto, há muito suplantados pelos incêndios causados pelo homem, que se sucedem anualmente, causando danos irreversíveis aos biomas.

Sabe-se que, queimando total ou parcialmente as árvores e os arbustos do Cerrado, os nutrientes por eles extraídos do solo serão distribuídos com as cinzas na sua camada superficial, fertilizando-a. Apesar disso, parte dos nutrientes são lançados à atmosfera, incorporados à fumaça e nela permanecem em suspensão por meses e anos, subtraídos do ecossistema e sem qualquer utilidade. Queimadas frequentes podem degradar o Cerrado, impedindo a germinação das sementes e sobrevivência das plântulas, eliminando gradativamente as formas arbóreas e convertendo-o em campo limpo.

 

Para cozinhar, utilize um fogareiro próprio para acampamento. Os fogareiros modernos são leves e fáceis de usar. Cozinhar com um fogareiro é muito mais rápido e prático que acender uma fogueira. 
 

Para iluminar, utilize um lampião ou uma lanterna em lugar de uma fogueira.

Se mesmo assim, você optar por acender uma fogueira, utilize as práticas de mínimo impacto descritas no volume Pega Leve! Caminhadas e Acampamentos.

Realização:

Centro Excursionista Universitário 

WWF.jpg

Apoio:

CEULogo.png
  • Facebook
  • Instagram
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now