TRAGA SEU LIXO DE VOLTA - CORRIDA DE AVENTURA

Se você pode levar uma embalagem cheia, pode trazê-la vazia na volta. Embalagens vazias pesam pouco e não ocupam espaço na mochila.

Encontrar lixo espalhado em uma área natural é uma grande decepção. Não deixar restos e marcas tem o duplo propósito de preservar os ambientes naturais e permitir que os demais visitantes tenham a mesma oportunidade de encontrar um local agradável.

Um bom planejamento evita o transporte de alimentos em excesso, consequentemente diminuindo a quantidade de embalagens e lixo.

Os alimentos são vendidos com várias camadas de embalagens, por razões mercadológicas ou de armazenamento e conservação a longo prazo. Elimine e descarte adequadamente as embalagens desnecessárias à estrita conservação dos alimentos antes do início da corrida.

Os organizadores de corridas de aventura devem planejar as bebidas e os alimentos que serão distribuídos a todos os envolvidos com a competição, com o objetivo de produzir a menor quantidade de lixo possível. Um exemplo disso é distribuir bebida energética dissolvida em garrafões de água, ao invés de uma garrafinha individual para cada pessoa.

Idealmente, todo lixo deve ser todo trazido de volta e ao final da corrida a organização deve transportá-lo para um local onde haja coleta seletiva e disposição adequada do lixo orgânico e não reciclável em aterro sanitário. Para facilitar, as equipes podem ser instruídas a separar o seu lixo em categorias recicláveis ou não. A omissão em apresentar o próprio lixo já separado ao final da corrida pode ser punida com perda de pontos. Em corridas muito longas, cada AT (área de transição) deve ter condições de recolhimento seletivo do lixo e a organização da corrida deve orientar os competidores para que o lixo seja jogado nesses recipientes. Todo pessoal de apoio e demais envolvidos com a corrida deve possuir sacos de lixo para auxiliar na coleta dos resíduos.

Utilize instalações sanitárias existentes. Durante a corrida você provavelmente irá passar por áreas que possuem instalações sanitárias como banheiros, latrinas e pias. É de vital importância utilizá-las para manter a área em boas condições.

Em locais onde não existe este tipo de estrutura devemos isolar nossos dejetos de maneira a maximizar sua decomposição, evitando odores, insetos e a contaminação da água. O Pega Leve! Caminhadas e Acampamentos traz uma descrição detalhada dos procedimentos adequados para tratar os seus dejetos.

Os participantes das corridas devem receber instruções prévias sobre a importância e a necessidade da adoção da "pazinha" e cada equipe em competição deve apresentar uma como parte do equipamento básico obrigatório.

Realização:

Centro Excursionista Universitário 

WWF.jpg

Apoio:

CEULogo.png
  • Facebook
  • Instagram
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now