TRAGA SEU LIXO DE VOLTA - CAVERNAS

Se você pode levar uma embalagem cheia para uma caverna, pode trazê-la de volta vazia.

No ambiente cavernícola devemos levar às últimas consequências o princípio de trazer tudo de volta. Devemos fazer todo o possível para não alterarmos o ambiente das cavernas. O lixo é o sinal mais evidente do descuido que leva a degradação e está, quase sempre, associado aos nossos hábitos e atitudes ligados à alimentação.

Não há banheiros nas cavernas, cuide de seus dejetos.

Dejetos humanos deixados em uma caverna levarão anos para se decompor, causarão mal cheiro, são fonte potencial de contaminação, além de desequilibrar o delicado ecossistema. Se você sentir necessidade de ir ao banheiro, tenha a mão uma garrafa descartável para armazenar sua urina e sacos plásticos para armazenar suas fezes. Não esqueça também de recolher o papel higiênico e os absorventes utilizados.

Para estadias mais longas é recomendável depositar as fezes em um ou dois sacos de papel, juntar um pouco de cal e acondicionar o pacote em um tubo de PVC de 4 polegadas de diâmetro (aproximadamente 10 cm), com tampa em ambas as extremidades, conhecido por shit tube. Você também pode optar por qualquer outro recipiente, desde que seja estanque. Tudo deve ser levado para fora da caverna e o conteúdo do tubo de PVC pode ser descartado em um banheiro comum. Prefira fazer isso em locais onde haja tratamento adequado de esgotos, para evitar que seus dejetos sejam atirados diretamente nos rios ou em local que possa poluir o ambiente. Calcule a quantidade necessária de recipientes levando em conta o tamanho do grupo e o tempo que permanecerão na caverna. Embora seja prática pouco convencional, as mulheres podem utilizar um funil para facilitar o ato de urinar em uma garrafa. Para saber um pouco mais sobre o tratamento de dejetos em permanências prolongadas em áreas naturais, siga as sugestões do Pega Leve! Caminhadas e Acampamentos.

As pilhas usadas devem ser removidas da caverna e preferencialmente destinadas à reciclagem ou depositadas em locais que as recolham e deem destino adequado. As pilhas comuns e alcalinas possuem compostos químicos e metais estranhos à caverna. As pilhas recarregáveis nunca devem ser jogadas no ambiente, nem mesmo no lixo comum. Existe legislação específica que obriga o fabricante a recebê-las de volta e destiná-las a um fim seguro. Estas baterias possuem metais pesados perigosos à saúde animal e humana. Guarde-as bem, não as deixe molhadas nem exponha ao fogo.

A ética de mínimo impacto recomenda que nada se deixe nos ambientes naturais. Isso se aplica especialmente aos restos de comida em cavernas. No ambiente subterrâneo, os restos de comida eventualmente esquecidos levam muito mais tempo para se decompor e podem interferir de modo danoso com os hábitos alimentares e os ciclos vitais da fauna e dos micro-organismos. Tome extremo cuidado para não abandonar restos na caverna, até mesmo migalhas. Deixe para lavar panelas e utensílios de cozinha após sair da caverna e cuide para que os restos de comida também não acabem no ambiente externo.

Deixe a caverna como se ninguém houvesse passado por ali. Colabore para que os próximos visitantes também tenham essa sensação recolhendo o lixo que eventualmente encontrar, mesmo que não seja você que o tenha deixado.

Realização:

Centro Excursionista Universitário 

WWF.jpg

Apoio:

CEULogo.png
  • Facebook
  • Instagram
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now