CUIDE DOS LOCAIS DE SUA AVENTURA - SERRAS E CHAPADAS

As técnicas de mínimo impacto apropriadas variam muito se você visita uma área natural popular e já impactada ou se visita uma área remota e muito pouco impactada. Saber fazer essa distinção e aplicar a estratégia adequada para cada tipo de área é um dos objetivos mais importantes de todo conjunto de práticas de mínimo impacto.

Em áreas populares e impactadas, concentre o uso:
Existem áreas bastante populares e muito visitadas tanto nas serras como nas chapadas. Nesses locais existem várias trilhas utilizadas há muito tempo e várias áreas de acampamento abertas, ou seja, que já perderam sua cobertura vegetal. O uso contínuo e cuidadoso dessas áreas causa pouco impacto, justamente porque todo impacto possível já aconteceu. Concentrar o uso ajuda a confinar o dano nas áreas já abertas, evitar sua expansão e preservar as características naturais das áreas ao redor.

Leia mais detalhes sobre como usar áreas impactadas na seção Caminhadas e Acampamentos.

Em áreas remotas e não impactadas, disperse o uso:
Muitas vezes é possível planejar uma viagem a uma área pouco visitada por turistas, mas que possivelmente já tenha sido utilizada no passado pela população local. Esses locais são considerados remotos por não fazerem parte dos roteiros mais procurados e também por terem acesso difícil e demorado.

Geralmente há trilhas, mas elas perdem a definição, pois não são utilizadas com frequência. Quase sempre não há locais estabelecidos para acampamento. Excursionar por essas áreas requer conhecimento e experiência, além de um grande comprometimento com a prática do mínimo impacto, porque aqui qualquer uso será facilmente notado e atrairá mais visitantes e consequentemente mais impacto, até tornar-se uma área impactada.

Evite caminhar ou acampar em áreas de vegetação frágil como os charcos. Qualquer vegetação associada a solo úmido é considerada frágil e, portanto deve ser evitada. A vegetação que cresce em áreas de campos de altitude e campos rupestres é geralmente mais suscetível a impactos porque ela se desenvolve sob condições muito restritas de água, temperatura e altitude. Os danos a essas plantas ocorrem muito rapidamente, geralmente após a passagem de poucas pessoas. Assim, escolha passagens mais resistentes como rochas, solo nu e capim.

Leia mais detalhes sobre como usar áreas remotas e pouco impactadas na seção Caminhadas e Acampamentos.

Realização:

Centro Excursionista Universitário 

WWF.jpg

Apoio:

CEULogo.png
  • Facebook
  • Instagram
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now