CUIDE DOS LOCAIS DE SUA AVENTURA - CERRADO E PANTANAL

Cuide das trilhas e locais por onde você passa.

 

Acampando, evite áreas frágeis que levarão um longo tempo para se recuperar após o impacto. Acampe somente em locais pré-estabelecidos, quando existirem. Acampe a pelo menos 60 metros de qualquer fonte de água. 
 

Evite acampar perto das veredas, que têm os solos mais úmidos e apresentam maior fragilidade aos impactos. Além disso, as veredas são área de nidificação e passagem de animais, local onde os animais vão beber água. Para que você possa ter maiores detalhes das técnicas que envolvem mínimo impacto em acampamentos, consulte o Pega Leve! Caminhadas e Acampamentos.

Bons locais de acampamento são encontrados, não construídos. Não corte nem arranque a vegetação, nem remova pedras ao acampar. Remova todas as evidências de sua passagem. Certifique-se de que os locais permaneçam como se ninguém houvesse passado por ali.

 

Ao percorrer uma trilha, em área de campo, espalhe o seu grupo de modo que cada um percorra uma trilha imaginária, sem pisar na pegada do outro. Isto reduz o impacto em um único ponto e evita a demarcação de trilhas aonde elas não existem.

No caso de você e o seu grupo utilizarem bicicleta, disperse igualmente o uso e preste atenção para não passar sobre os cupinzeiros, evitando também os grupamentos de vegetação.

Os solos do Cerrado, se desprovidos de cobertura vegetal, tornam-se presa fácil dos processos erosivos, que podem dar início ao surgimento de cavidades maiores e, num único período chuvoso, transformar-se em voçorocas.

Realização:

Centro Excursionista Universitário 

WWF.jpg

Apoio:

CEULogo.png
  • Facebook
  • Instagram
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now