VOCÊ É RESPONSÁVEL POR SUA SEGURANÇA - SERRAS E CHAPADAS

Nas montanhas ou nas chapadas, pratique a hidratação. Esse hábito irá ajudá-lo a evitar os problemas mais comuns como dores de cabeça, fraqueza e cansaço. Beba ao menos 4 litros de água por dia e lembre-se da necessidade de tratá-la, seja com produtos químicos, por filtragem ou fervura. É impossível saber se a água é potável apenas com um exame visual. O melhor é prevenir os problemas típicos como a diarreia e os riscos de águas contaminadas por doenças graves como a hepatite, entre outras.

Devido às características do clima a hipotermia é um risco sério em serras e montanhas. Talvez porque estamos acostumados ao clima tropical costumamos subestimar o clima das nossas montanhas e isso pode afetar muito a qualidade da nossa experiência e nos expor a perigos reais. Esteja preparado para o clima frio utilizando equipamentos adequados como os citados no item anterior.

Você pode percorrer e conhecer as chapadas e as montanhas usando as trilhas existentes ("terreno não técnico") ou se aventurar por terreno mais rochoso e acidentado, conhecido como "terreno técnico". Caso você faça esta última opção assegure-se de que você possui os conhecimentos adequados sobre orientação e técnicas verticais. Não se arrisque sem conhecimento e técnica, pois as operações de resgate no Brasil são difíceis, caras e demoradas, além de causarem danos às áreas naturais.

Os rios também podem representar uma dificuldade e um risco nas atividades ao ar livre em serras e chapadas, principalmente devido às trombas d'água e à dificuldade de travessia após um período de chuva. Aprenda as técnicas adequadas sobre travessia de rios e esteja atento para a ocorrência de trombas d'água. Lembre-se de assumir a responsabilidade por sua própria segurança.

Prepare-se com antecedência e adquira experiência nas atividades que pretende fazer. Caminhadas longas em terreno desconhecido exigem conhecimentos específicos e algum treinamento. Caso você não tenha experiência não se arrisque sozinho, procure escolas especializadas ou clubes e associações de praticantes.

Realização:

Centro Excursionista Universitário 

WWF.jpg

Apoio:

CEULogo.png
  • Facebook
  • Instagram
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now