VOCÊ É RESPONSÁVEL POR SUA SEGURANÇA - ESCALADA EM ROCHA

O salvamento em ambientes naturais é caro e complexo, podendo levar dias e causar grandes danos ao ambiente. Portanto, em primeiro lugar, não se arrisque sem necessidade.

Em uma escalada, os acidentes podem tomar proporções graves, e por vezes serem fatais. A maioria dos acidentes em escalada ocorre por negligenciar-se ou subestimar-se as regras e as práticas de segurança. Assuma a responsabilidade por seu próprio bem-estar e segurança, planejando todos os detalhes e realizando uma escalada dentro dos seus limites técnicos e de suas expectativas e experiência, mantendo o bom senso e sendo capaz de sair de situações inesperadas. Em muitos locais, as montanhas permitem comunicação à longa distância. É interessante que ao menos um integrante de seu grupo porte um telefone celular ou um radiocomunicador portátil. Para o uso de rádio, é interessante combinar previamente alguns horários para o contato.

Calcule o tempo total que passará escalando e deixe um roteiro de suas atividades com alguém de confiança, com instruções claras para facilitar o acionamento do resgate, caso necessário. Esta é uma importante ação de planejamento que pode evitar muita perda de tempo e desgaste desnecessário.

Mesmo que a sua viagem seja planejada para um dia ou algumas horas, leve sempre os itens essenciais: lanterna, agasalho, capa de chuva, chapéu, estojo de primeiros socorros, alimento, água, mapa e bússola. Esses equipamentos são a garantia de que você estará preparado para lidar com imprevistos. Tenha sempre em sua mochila os itens citados acima e caso você esteja com um grupo, assegure-se que todos também portem esses equipamentos.

Evidentemente, a escalada em rocha tem seu equipamento mínimo de segurança específico que ajuda a minimizar impactos pela redução da possibilidade de acidentes. Certifique-se de portar capacete, cadeirinha e calçados apropriados e em bom estado. Cuide muito bem de sua corda e mantenha-a sempre dentro dos limites de segurança, atentando para nunca ultrapassar o limite recomendado de quedas. Não use sua corda de escalada para outras finalidades, porque você pode por sua vida em risco. Não improvise equipamento para atividade vertical e tenha certeza de estar utilizando material certificado por normas internacionais e nunca ultrapasse o prazo de validade dos equipamentos.

Realização:

Centro Excursionista Universitário 

WWF.jpg

Apoio:

CEULogo.png
  • Facebook
  • Instagram
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now