VOCÊ É RESPONSÁVEL POR SUA SEGURANÇA - CORRIDA DE AVENTURA

O salvamento em ambientes naturais é caro e complexo, podendo durar muitas horas e causar grandes danos ao ambiente. Portanto, em primeiro lugar, não se arrisque sem necessidade.

O resgate em ambiente natural envolve uma complicada organização de equipamentos, equipes especializadas, veículos e comunicação. Como a segurança do participante de uma corrida de aventura é prioridade, o impacto na natureza pode ser significativo em operações de resgate.

Embora as empresas organizadoras de corridas de aventura tenham esquemas de resgate e evacuação, é fundamental que o participante assuma a responsabilidade por seu próprio bem-estar e segurança, realizando atividades dentro dos seus limites técnicos e de sua experiência, praticando o bom senso e sendo capaz de sair de situações inesperadas.

Aprenda as técnicas adequadas para cada atividade e esteja fisicamente preparado.

Aprenda as técnicas básicas de navegação e saiba usar com desenvoltura um mapa e uma bússola. Nas corridas de aventura, ao menos dois integrantes da sua equipe devem conheçam as técnicas de navegação, além das técnicas básicas de segurança, como primeiros socorros e auto-resgate. O ideal é que todos tenham desenvoltura nessas técnicas. Para isso, procure os clubes excursionistas, escolas de escalada e instituições especializadas no ensino dessas práticas.

Aprenda e aperfeiçoe as técnicas necessárias para praticar atividades ao ar livre com segurança e um bom desempenho. Tenha em mente que as técnicas são constantemente aperfeiçoadas e que você pode sempre aprender mais e melhor. Não participe de uma corrida achando que seu condicionamento físico irá resolver tudo. Nada pode substituir o aprendizado completo e a prática intensiva das várias técnicas necessárias para a duração e os desafios de uma corrida de aventura.

Aprenda a lidar com a falta de sono.

Embora não haja treino capaz de melhorar a falta de sono, é importante que você e seus companheiros de equipe saibam antecipadamente como cada um reage a essa privação e quem é capaz de tomar as melhores decisões nessas condições. A melhor maneira de fazer isso é enfrentar essa situação nos treinos coletivos de sua equipe. Desse modo, sua equipe minimiza a possibilidade de acidentes e garante o melhor resultado para a corrida.

Conheça com detalhes suas necessidades e preferências de hidratação e alimentação.

Devido à extensão e à duração da maioria das corridas, a melhor receita para sua alimentação torna-se algo extremamente pessoal. Embora seja fácil encontrar receitas de alimentação para triathlons e maratonas, as mesmas não se aplicam perfeitamente às corridas de aventura. Preste atenção aos melhores momentos para alimentar-se e como seu rendimento e bem-estar comportam-se em cada situação. Mantenha seu corpo hidratado bebendo água constantemente e aproveite todas as oportunidades para alimentar-se da melhor maneira possível.

Tenha certeza de que você dispõe do equipamento apropriado para cada situação.

Grande parte dos acidentes e agressões à natureza são causados por improvisações, negligência e uso inadequado de equipamentos. Isso inclui estar adequadamente vestido e calçado para as condições climáticas e de terreno do local da prova.

Leve sempre os itens essenciais: lanterna, agasalho, cobertor de emergência, capa de chuva, chapéu, estojo de primeiros socorros, alimento, água, canivete pequeno, mapa e bússola, altímetro, apito e sinalizadores de fumaça e noturno, além de rádio e GPS quando as regras da corrida permitirem ou quando fornecido pela organização. Esses itens devem ser obrigatórios em corridas de qualquer distância e duração. Essa lista é básica e pode mudar de acordo com as características de cada corrida.

Os chamados equipamentos essenciais são a garantia de que você estará preparado para lidar com imprevistos. Tenha sempre em sua mochila os itens citados acima e assegure-se que todos os membros da sua equipe também tenham esses equipamentos.

Cada atividade que integra uma corrida de aventura requer um conjunto específico de equipamentos básicos e de segurança. Cabe à organização da corrida listar e exigir que os competidores usem esses equipamentos.

Realização:

Centro Excursionista Universitário 

WWF.jpg

Apoio:

CEULogo.png
  • Facebook
  • Instagram
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now