PLANEJAMENTO É FUNDAMENTAL - SERRAS E CHAPADAS

O planejamento adequado torna sua viagem divertida e confortável, leva você a alcançar seus objetivos e a ter suas expectativas correspondidas, ao mesmo tempo em que minimiza os impactos aos recursos naturais, evitando situações inesperadas que podem estressá-lo, arriscar sua saúde ou até a sua vida e causar danos ao meio ambiente.

Os ambientes de chapada e montanha têm características climáticas e tipos de vegetação distintos que requerem equipamentos adequados. Uma barraca de fácil montagem, capacidade para ter auto-suficiência em água e um pequeno fogareiro lhe darão condições de acampar em praticamente todo local que seja mais resistente a impactos (superfícies de rocha e campos com capim). Botas resistentes à água e polainas protegem seus pés da lama e permitem que você caminhe na trilha principal, mesmo se ela estiver molhada ou enlameada.

As serras e mesmo as chapadas podem apresentar temperaturas muito baixas, por isso um isolante térmico, um saco de dormir, agasalho e capa de chuva são essenciais para o seu bem estar, eliminando a necessidade de uma fogueira para mantê-lo aquecido.

A maioria das áreas de acampamento e as áreas impactadas ao redor dos atrativos como cachoeiras e rios são pequenas. Desta forma, torna-se muito importante viajar em grupos pequenos, para que essas áreas sejam mantidas em seu tamanho atual e não sejam expandidas. Existem várias formas de reduzir o impacto de grupos grandes (mais de 10 pessoas): planejar a viagem por rotas diferentes, dividir o grupo em sub-grupos de até 10 pessoas e utilizar áreas de acampamento diferentes, manter-se fora das áreas de circulação e evitar fazer barulho. Outros grupos que estejam utilizando a mesma área certamente apreciarão esses esforços.

Procure aprender sobre a vegetação, os animais e o clima das montanhas e das chapadas. Esses ambientes possuem uma enorme variedade de paisagens que vão dos planaltos rochosos da Mantiqueira aos gerais da Chapada Diamantina, passando por vales e picos. Cada uma delas responde de forma diferente aos impactos causados pelo ecoturismo. O conhecimento e a informação sobre o ambiente que você visita são componentes essenciais que irão compor o julgamento necessário à prática do mínimo impacto.

Realização:

Centro Excursionista Universitário 

WWF.jpg

Apoio:

CEULogo.png
  • Facebook
  • Instagram
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now