PLANEJAMENTO É FUNDAMENTAL - FLORESTAS TROPICAIS

As florestas tropicais brasileiras contam com grande diversidade de situações, desde o tipo de vegetação até temperaturas surpreendentemente baixas. A informação correta para cada região é fundamental para que você realize um planejamento adequado, aproveitando o máximo sua viagem sem se expor a situações difíceis, e até perigosas, sem causar impactos desnecessários ao ambiente.


O clima frequentemente é um fator importante a ser considerado no planejamento. O período mais chuvoso pode oferecer maiores dificuldades para os deslocamentos. Os rios cheios são de difícil travessia. Subir os rios navegáveis demorará mais, pois na Amazônia grandes áreas permanecem inundadas parte do ano.

As épocas mais úmidas também são aquelas em que ocorre maior concentração de insetos, exigindo cuidados não somente pelo incomodo e alergias, mas principalmente para prevenção de doenças transmitidas por eles.

Nas maiores altitudes e nas regiões mais ao sul do país, as temperaturas podem chegar próximas a zero grau, exigindo equipamentos adequados ao frio e à umidade excessiva.

Verificar e tomar as vacinas recomendadas e as obrigatórias para cada região faz parte do planejamento. Apesar de haver tanta água na Amazônia, quase não há água em boas condições para beber. Já na Mata Atlântica e nas regiões de serras, há muitas nascentes seguras. Mas como é impossível diferenciar a água contaminada da água potável sem um exame de laboratório, previna-se tratando sempre toda a água antes de bebê-la.

Ao contrário da Mata Atlântica, que por sua localização é cortada por inúmeras estradas, grande parte da Amazônia depende de embarcações para os deslocamentos. Não é raro viajar muitos dias de barco até o destino. Prefira as embarcações menos poluentes, lanchas com motores quatro tempos, barcos maiores com motores bem regulados.

Lembre-se também que muitas áreas da Amazônia são reservas indígenas sendo necessário informar-se na FUNAI sobre as restrições de acesso para os locais que você pretende visitar.

Realização:

Centro Excursionista Universitário 

WWF.jpg

Apoio:

CEULogo.png
  • Facebook
  • Instagram
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now